PERFIL DE CLIENTE
DE ACORDO COM O TEMPERAMENTO
SANGUÍNEO | FLEUMÁTICO | MELANCÓLICO | COLÉRICO
Fleumática
Discretas, a fleumática tende à timidez.
Ela é reservada quanto à vida pessoal, do tipo que não posta todos os passos nas redes sociais e, quando posta, prefere imagens conceituais com legendas enigmáticas (e sem adicionar a localização!).
A fleumática é tranquila e misteriosa.
Cada um dos quatro tipos de temperamentos no visagismo tem uma figura geométrica de referência e, para a fleumática, cabe o círculo. Tem a ver com o mistério: onde começa e onde termina?
Também remete à discrição, que é uma forma de delicadeza.
Para ela, cortes e penteados com poucos ângulos. Por exemplo, ela prefere o cabelo cortado em camadas ao corte blunt.
O coque bagunçadinho também é opção melhor do que um slicked back hair — que ela pode considerar revelador demais.
Colérica
Admirada por seu poder de realização, a colérica é do tipo que não fica em paz, enquanto não conquista um objetivo traçado.
É considerada forte e uma figura de liderança nos ambientes que frequenta.
Como sua cor é o vermelho, tons de ruivo os mais diversos lhe caem bem.
Sua figura geométrica é o retângulo e, por isso, franjas retas e cortes retos, como o chanel tradicional ou o tipo cuia ajudam a demonstrar o poder de sua personalidade.
Melancólica
Sonhadora e romântica, atenciosa, boa amiga e criativa.
Sua forma geométrica é oval, ou seja, aquela considerada mais harmônica quando se trata de formatos de face.
Ela expressa sua doçura por meio de penteados boho e românticos, como tranças e coques não muito apertados ou elaborados.
Franjas de todos os tipos também ajudam a demonstrar as características internas dessa mulher em seu visual.
Sanguínea
Espontânea e otimista, a sanguínea é impulsiva e costuma ser a alma da festa ou aquela amiga perfeita para viajar.
Ela é aquela mulher que costuma ouvir frases, do tipo: “Como você consegue ter tanta energia?”.
O último penteado da moda é boa ideia para ela.
E mudar a cor do cabelo ou o comprimento é uma forma de fugir da rotina.
Curte cabelos repicados, para dar volume e movimento.
O negócio é chamar a atenção.
A face da sanguínea é angulosa e seu cabelo, também.
Ela gosta de texturas. Cada tipo de temperamento tem sua cor e o da sanguínea é o amarelo.
Tudo a ver uma sanguínea ser loira (pelo menos por algum tempo).
O que são os temperamentos do visagismo e características
Segundo Nana Machado, o visagismo tem muitas técnicas que, quando aplicadas corretamente, harmonizam temperamentos e características físicas, ajudando na construção do branding pessoal.
A criação de uma imagem segura e positiva de si, passa pelo reconhecimento dos seus traços e linhas, objetivos pessoais e profissionais, e muitos outros itens que podem ser considerados.
Profissionais de beleza e consultoras de imagem e estilo devem estar atentas a essa lista de fatores que compõem a imagem que o cliente deseja passar. E um item muito importante é o temperamento.
Os temperamentos do visagismo vêm da psicologia, mais precisamente esquematizados pelo psicanalista Carl Jung. Eles foram adequados ao visagismo pelo precursor da teoria no Brasil, Philip Hallawell, autor do livro Visagismo – Harmonia e Estética.
São quatro os tipos de temperamentos do visagismo: melancólico, fleumático, colérico e sanguíneo. Não necessariamente uma pessoa se adéqua 100% a um único temperamento. Ela pode ter traços até mesmo dos quatro.
Por isso, é preciso conhecer a fundo essas características para ser capaz de identificar os aspectos que mais se destacam e não errar na construção do branding pessoal de um cliente.
Ficou curioso para conhecer os quatro temperamentos do visagismo? A seguir, saiba quais são as características dos fleumáticos, coléricos, sanguíneos e melancólicos, e veja dicas de como trabalhar a imagem de cada um deles e agregar valor à sua consultoria!
Fleumático: o mais discreto entre os temperamentos do visagismo
Os fleumáticos são pessoas que apostam na discrição, o que pode torná-las pouco vaidosas. Costumam ser mais introspectivas e calmas, adotando uma postura mais reservada quanto a sua vida pessoal.
Cada um dos temperamentos do visagismo tem uma forma geométrica correspondente. No caso dos fleumáticos é o círculo, que combina muito bem com o mistério que pode se formar acerca dessa personalidade, que tende a ser reservada. Já a sua cor é o roxo.
Como valorizam a discrição e não gostam muito de se expor, os fleumáticos devem preferir looks mais básicos, assim como cortes de cabelo e maquiagem que não chame muito a atenção.
Tudo isso, claro, deve estar de acordo com o formato do rosto e do corpo e com o tom da pele da pessoa.
Coléricos chamam a atenção por sua personalidade forte
Já os coléricos têm traços fortes e marcantes. São pessoas com bastante atitude e determinação para alcançar seus objetivos. Por causa dessas características, costumam ser reconhecidos como líderes, tanto no ambiente profissional quanto pessoal.
Entre os temperamentos do visagismo, os coléricos são os que mais prezam pela praticidade, o que já dá uma boa pista de como trabalhar o branding pessoal desse tipo de pessoa.
Unindo esse aspecto à forma geométrica do colérico, que é o retângulo, é possível afirmar que os cortes de cabelo mais adequados são aqueles mais retos, incluindo franjas, mas que não precisem de muito trabalho e manutenção no dia a dia.
A cor dos coléricos é o vermelho, que combina com os traços fortes da personalidade desse tipo de temperamento. Roupas, maquiagem e cabelos podem usar tons de vermelho para reforçar os aspectos desejados na construção da imagem.
Sanguíneos têm traços otimistas e alegres em seu temperamento
Cheios de vida e energia, os sanguíneos são aquele tipo de pessoa que agitam uma festa e não deixa ninguém ficar parado. Eles gostam de chamar a atenção e, por isso, sua imagem pode ser composta por elementos marcantes.
Isso pode incluir o cabelo da moda, uma maquiagem com batom vermelho, roupas e acessórios que sejam tendência e reflitam a personalidade alegre e comunicativa dos sanguíneos.
Claro que sempre respeitando as características físicas de cada um, o que não pode ser generalizado. A figura geométrica dos sanguíneos é o triângulo. Já a cor desse temperamento do visagismo é o amarelo, que reflete a positividade e o alto-astral da sua imagem pessoal.
Melancólicos são sensíveis e românticos
O nome desse temperamento já entrega muitos dos seus traços. Os melancólicos são, no geral, pessoas românticas, atenciosas e criativas. Sua personalidade acaba se tornando mais introspectiva, já que é um pessoa muito sonhadora.
O formato geométrico que rege esse temperamento é o oval, combinando com a sua delicadeza. Já cor é o azul, que passa a sensação de tranquilidade.
Na hora de traçar um estilo para os melancólicos e cuidar do seu branding pessoal, é preciso levar em consideração que costumam ser minimalistas e naturais.
Por isso, o ideal é apostar em peças e penteados que reflitam esse espírito, como franjas mais delicadas, tranças e maquiagens menos carregadas. Para as roupas, um estilo que pode cair muito bem é o boho.
O visagismo consiste em um conjunto de técnicas aplicadas para criar uma imagem harmônica de uma pessoa. Não importa quais sejam as suas características físicas, emocionais ou sua rotina, sempre é possível adaptar tendências e chegar a um visual que represente a personalidade de cada um. Um dos motivos para o visagismo ser tão importante para as nossas vidas é justamente o fato dessa ser uma técnica personalizada. Ou seja, quem for aplicar precisa ter a sensibilidade para entender pontos sensíveis e únicos da vida de cada um.
Você é única, por isso precisa de personalização
Todos temos características únicas, que formam nossa personalidade e nossa imagem. Você já deve ter percebido, por exemplo, que nem sempre uma roupa da moda, cor ou corte de cabelo que é tendência fica bem em todo mundo que resolve adotar. É por isso que deve-se ter cuidado ao fazer mudanças radicais, pois nem sempre conhecemos essas nossas características e não sabemos como fazer para valorizar o que temos de melhor, disfarçando aquilo que mais nos incomoda. Sendo assim, as técnicas de visagismo são ideais, pois levam em consideração não só seus traços, como ainda seus tons e subtons, além, é claro, da sua rotina e de como isso tudo se aplica ao seu dia a dia. Dessa maneira, é possível chegar a definições como formato do rosto e do corpo, definindo também uma paleta de cores pessoais que caem bem em você e devem ser priorizadas na hora de montar seus looks.
o visagismo também precisa olhar para o seu estilo de vida. Quer técnica mais personalizada do que essa? Assim, as chances de você não gostar do resultado são mínimas, já que tudo é pensado levando em conta suas próprias características e como elas podem parecer ainda melhores com roupas, sapatos, corte de cabelo, design de sobrancelha e outras aplicações estéticas adequadas e pensadas especialmente para você.
Visagismo gera autoconhecimento, que resulta em autoconfiança
Um dos pontos importantes do visagismo, e que torna ele tão importante para a vida das pessoas, é o fato de proporcionar autoconhecimento. Quando em uma consultoria de imagem e estilo, por exemplo, o cliente passa por uma conversa em que o profissional entende melhor sobre seus objetivos, estilo de vida e gostos, por exemplo. Tudo isso precisa ser considerado na hora de aplicar as técnicas de visagismo. Quando o profissional estiver com tudo pronto, vai passar seu conhecimento ao cliente, dando a ele ferramentas para se destacar e amplificar seus pontos positivos. Gerando esse autoconhecimento, fica mais fácil ter autoconfiança para ir atrás dos seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.
Cuidar da imagem também ajuda a alcançar objetivos pessoais e profissionais
Dando continuidade ao tópico anterior, você já deve ter percebido o quanto a autoconfiança afeta os resultados que obtemos em nossas vidas, seja em casa ou no trabalho. Por isso, apostar no visagismo como uma forma de trilhar o caminho para o seu sucesso pode ser uma ótima aposta. Divida suas vontades, sonhos e metas com a pessoa que for aplicar as técnicas, pois ela vai poder te auxiliar a chegar lá, mostrando-se fisicamente preparada para seus desafios.
Como aplicar as técnicas de visagismo?
Não é tão simples aplicar técnicas de visagismo, já que isso requer estudo e, claro, certa experiência. Se você está interessado sobre o assunto e quer saber como pode usar o visagismo na sua vida, o ideal é procurar por uma consultoria de imagem e estilo. Em minha consultoria, por exemplo, divido mais de 15 anos de experiência com meus clientes. Tudo começa com uma entrevista para entender os objetivos dos meus clientes e depois passo por diversas etapas que incluem a organização do guarda-roupas e a definição da paleta de cores. Além é claro, de falar sobre o marketing pessoal e como você pode se portar e se vestir para alcançar seus objetivos.